Apresentação Geral

Estaremos abordando as 5 disciplinas de Peter M. Senge alinhado com o conceito de Ética e Moral de Mario Sérgio Cortella.

Também discutiremos e apresentaremos os conjuntos literais e explicativos sobre os autores Mario S. Cortella e Peter M. Senge. Assim Abordaremos caracteristicas baseadas em discuções como: Ética, Liderança, Valores e o Plano de Gestão.

Diante destes conceitos, apresentaremos as visões da graduada Hana C. Witt, a respeito de uma pesquisa efetuada junto a empresa Marcopolo, onde foram realizados testes com os seus colaboradores. Nesta pesquisa ela obteve resultados com base no comportamento e conduta dos profissionais. Assim pode ser demonstrando a eficácia dos métodos por Senge e Cortella.

Este alinhamento se torna imprescindível tendo em vista que não há como trabalhamos as 5 disciplinas de Senge sem sabermos no mínimo o que é Ética e Moral.

No final de nossa Página visualizem a Biografia de ambos os Autores.

Obs: Para fácil visualização separamos as 5 disciplinas na barra de navegação acima.

Aprendizagem em Equipe

A aprendizagem em equipe é o processo de alinhamento e desenvolvimento da capacidade da equipe de criar os resultados que seus membros realmente desejam. Ela se baseia na disciplina do desenvolvimento da visão compartilhada. Ela se baseia também no dominio pessoal, pois as equipes talentosas são compostas de indivíduos talentosos. No entanto, visão compartilhada e talento não bastam. O mundo está repleto de equipes com indivíduos talentosos que compartilham uma visão durante algum tempo, mas que não conseguem aprender. A grande banda de jazz tem talento e uma visão compartilhada (mesmo que eles não a discutam), mas o que realmente importa é que os músicos sabem como tocar juntos. (Senge, 2009)

Bibliografia:
Senge, P.M. A Quinta Disciplina. Ed. Best Seller.




Comentários:

Na Aprendizagem Organizacional os indivíduos devem deixar de lado os preconceitos. Essa disciplina tem como base o Diálogo no qual só é possível quando damos a chance dos demais membros da equipe de demonstrar seus pensamentos.
Segundo Senge para os gregos, "dia-logos denotava o livre fluxo de significado em um grupo, permitindo novas idéias e percepções que os indivíduos não conseguiriam ter sozinho".
Segundo Senge "A aprendizagem em uma equipe é vital, pois as equipes, e não os indivíduos, são a unidade de aprendizagem fundamental nas organizações modernas".
 Quando trocamos conhecimentos com nossos colegas de equipe, todos saem ganhando afinal, cada um entra na conversa com 1 conhecimento e sai com 2 ou até mesmo com 3 conhecimento, no qual o último pode se dar pela conciliação dos 2 primeiros conhecimentos.  As organizações dever ter a visão que essa troca de aprendizagem deve ser contínua tornando-se um circulo virtuoso, pois quanto mais aprendemos mais percebemos o quanto não sabemos quase nada, além de que a conhecimento está em constante atualização onde algo que você aprendeu hoje, pode estar vago amanhã.
Podemos notar a falta de pratica da troca de aprendizagem em organizações que crescem de modo acelerado  e depois de um tempo volta a sua posição inicial.