Apresentação Geral

Estaremos abordando as 5 disciplinas de Peter M. Senge alinhado com o conceito de Ética e Moral de Mario Sérgio Cortella.

Também discutiremos e apresentaremos os conjuntos literais e explicativos sobre os autores Mario S. Cortella e Peter M. Senge. Assim Abordaremos caracteristicas baseadas em discuções como: Ética, Liderança, Valores e o Plano de Gestão.

Diante destes conceitos, apresentaremos as visões da graduada Hana C. Witt, a respeito de uma pesquisa efetuada junto a empresa Marcopolo, onde foram realizados testes com os seus colaboradores. Nesta pesquisa ela obteve resultados com base no comportamento e conduta dos profissionais. Assim pode ser demonstrando a eficácia dos métodos por Senge e Cortella.

Este alinhamento se torna imprescindível tendo em vista que não há como trabalhamos as 5 disciplinas de Senge sem sabermos no mínimo o que é Ética e Moral.

No final de nossa Página visualizem a Biografia de ambos os Autores.

Obs: Para fácil visualização separamos as 5 disciplinas na barra de navegação acima.

Domínio Pessoal

As organizações só aprendem por meio de indivíduos que aprendem. A aprendizagem individual não garante a aprendizagem organizacional. Entretanto, sem ela, a aprendizagem organizacional não ocorre. (Senge, 2009)

Peter Senge explica domínio pessoal como uma: "... disciplina de continuamente esclarecer e aprofundar nossa visão pessoal, de concentrar nossas energias, de desenvolver paciência, e de ver a realidade objetivamente". Podemos observar nesta frase a palavra continuamente, Peter Senge coloca esta palavra para mostrar que o individuo não deve parar de exercitar seu domínio pessoal. Isto também pode servir para a gestão da aprendizagem organizacional, pois nesta gestão é importante incentivar esta disciplina em cada individuo dentro da organização com incentivos à aprendizagem.

Se as pessoas não compartilharem uma visão comum e não compartilham "modelos mentais" comuns sobre a realidade do negócio dentro do qual operam, investi-las de poder só aumentará o estresse organizacional e a responsabilidade gerencial de manter a coerência e a direção. (Senge, 2009)

Bibliografia:
Senge, P.M. A Quinta Disciplina. Ed. Best Seller.
Comentários:
Senge considera o Domínio Pessoa como o alicerce espiritual. Depois desse comentário podemos notar a importancia de trabalharmos essa disciplina, assim fortalecendo a criação de cenários para a Aprendizagem Organizacional.

Essa disciplina nos ajuda a esclarecer o que é realmente importante para nós, ou seja, nos focar nas coisas que realmente são importante, pois como comentado no livro, quando perguntamos  a maioria das pessoas o que elas querem da vida, primeiramente elas nos falam das coisas que elas não querem.

O Domínio Pessoal também nos ajuda a reconhecer nossas limitações e buscar recursos que nos ajude a dribla-las.

Embora essa disciplina se baseie nas competências e habilidades devemos entender que ela não se restringe a só isso, ou seja, ela vai além disso. Senge diz que devemos encarar a vida como um trabalho criativo e não reativo.
Pessoas com alto nível de domínio pessoal são pessoas que comprometem-se mais no qual suas ações são tomadas com foco em suas visões e metas.

Um dos motivos para se trabalhar o domínio pessoal nas organizações é para que os indivíduos se realizem pessoalmente, afinal, passamos a maior parte de nossos dias dentro das organizações, sendo assim, se queremos pessoas mais produtivas devemos proprocionar cenários que estimulem a criatividade alinhado com a qualidade de vida e os objetivos dos indivíduos.

Em contra-partidade existem barreiras para que as organizações trabalhem o domínio pessoal, afinal, o domínio pessoal é abstrato baseado em conceitos não quantitativos. Como convencer os integrantes da cúpula de uma organização sem podermos criar relatórios quantitativos para demonstrar o grau de viabilidade de se trabalhar o domínio pessoal dos funcionários?

Outra barreira que podemos identificar é referente  ao não compartilhamento dos modelos mentais comentado anteriormente na frase retirada do Livro de Peter Senge. Podemos considerar esse comentário de Senge como um dos motivos de se trabalhar as 5 disciplinas de forma contínua num circulo virtuoso.

Por outro lado, as barreiras não aparecem somente do lado da organizações, o fortalecimento do domínio pessoal precisa ser desejado pelas pessoas, pois por mais bem intencionado que seja a ação da organização em criar cenários para trabalha-la, se não for do interesse dessas pessoas centamente todas suas ações irão por água abaixo.