Apresentação Geral

Estaremos abordando as 5 disciplinas de Peter M. Senge alinhado com o conceito de Ética e Moral de Mario Sérgio Cortella.

Também discutiremos e apresentaremos os conjuntos literais e explicativos sobre os autores Mario S. Cortella e Peter M. Senge. Assim Abordaremos caracteristicas baseadas em discuções como: Ética, Liderança, Valores e o Plano de Gestão.

Diante destes conceitos, apresentaremos as visões da graduada Hana C. Witt, a respeito de uma pesquisa efetuada junto a empresa Marcopolo, onde foram realizados testes com os seus colaboradores. Nesta pesquisa ela obteve resultados com base no comportamento e conduta dos profissionais. Assim pode ser demonstrando a eficácia dos métodos por Senge e Cortella.

Este alinhamento se torna imprescindível tendo em vista que não há como trabalhamos as 5 disciplinas de Senge sem sabermos no mínimo o que é Ética e Moral.

No final de nossa Página visualizem a Biografia de ambos os Autores.

Obs: Para fácil visualização separamos as 5 disciplinas na barra de navegação acima.

Modelos Mentais

Apesar de ser altamente pessoal, trabalhar com modelos mentais de forma eficaz é também pragmático, ou seja, está relacionado a trazer à tona pressupostos-chave sobre a importância das questões empresariais. Isso é vital porque os modelos mentais mais cruciais em qualquer organização são aqueles compartilhados pelos principais tomadores de decisão. Esses modelos, se não forem examinados, limitam as ações da organização para o que é conhecido e confortável. Em segundo lugar, os próprios gerentes - não apenas consultores ou conselheiros - devem desenvolver habilidades de aprendizagem reflexivas e de interação, ou haverá pouco impacto nas decisões e nas ações. (Senge, 2009)

Bibliografia:
Senge, P.M. A Quinta Disciplina. Ed. Best Seller.




Comentários:
Os Modelos Mentais são complicados de se trabalhar porque são tácito (estão dentro das pessoas). As organizações devem tornar isso explito para poder trabalhar com cada indivído da melhor forma possível, pois cada um aprende as coisas de maneiras diferentes, por exemplo alguns sentem mais facilidade em aprender lendo outros escutando, outros observando e assim por diante.
Essa disciplina implica na forma de como enxergamos as coisas que acontecem a nossa volta, e nas atitudes que tomamos. Estão muito ligadas as nossas culturas, é tem influencia direta na nossa percepção.
Quanto mais ampliamos nossos modelos mentais, mais fácil se torna  interagir com outras pessoas, pois passamos a adquirir outras visões de uma determinada situação por exemplo, assim nos tornando mais tolerantes e/ou compreensíveis.
Segundo Senge "Muitas vezes, não estamos conscientes de nossos modelos mentais ou de seus efeitos sobre o nosso comportamento".

Conforme exposto anteriormente podemos observar o cuidado que devemos tomar com os modelos mentais, principalmente das pessoas que envolvem a cúpula das organizações, afinal é a partir delas que são tomadas as decisões que influenciam os funcionários através de Modelos Mentais Implícitos, no qual muitas vezes pode impedir o crescimento da organização por causa do modelo mental de um indivíduo da cúpula sem que ele perceba, sendo assim, podemos observar quão difuso são as influências dos modelos mentais ocultos.
Arie de Geus, vice-presidente de Planejamento da Shell nos anos 80, diz que a  adaptação e o crescimento contínuo das organizações dependem da "aprendizagem institucional, processo pelo qual as equipes gerenciais compartilham os modelos mentais da empresa, de seus mercados e de seus concorrentes. Por esse motivo, pensamos no planejamento como aprendizagem e no planejamento corporativo como aprendizagem institucional".