Apresentação Geral

Estaremos abordando as 5 disciplinas de Peter M. Senge alinhado com o conceito de Ética e Moral de Mario Sérgio Cortella.

Também discutiremos e apresentaremos os conjuntos literais e explicativos sobre os autores Mario S. Cortella e Peter M. Senge. Assim Abordaremos caracteristicas baseadas em discuções como: Ética, Liderança, Valores e o Plano de Gestão.

Diante destes conceitos, apresentaremos as visões da graduada Hana C. Witt, a respeito de uma pesquisa efetuada junto a empresa Marcopolo, onde foram realizados testes com os seus colaboradores. Nesta pesquisa ela obteve resultados com base no comportamento e conduta dos profissionais. Assim pode ser demonstrando a eficácia dos métodos por Senge e Cortella.

Este alinhamento se torna imprescindível tendo em vista que não há como trabalhamos as 5 disciplinas de Senge sem sabermos no mínimo o que é Ética e Moral.

No final de nossa Página visualizem a Biografia de ambos os Autores.

Obs: Para fácil visualização separamos as 5 disciplinas na barra de navegação acima.

Pensamento Sistêmico

Esta é a disciplina que mais se indentifica a entender a capacidade dos elementos estruturais.Este sistema traz modelos mentais mais complexos. Com temos o poder de analisar os campos de força e seus efeitos da lógica causal simples.(Senge, 2009)

Segundo Senge "A realidade é constituida de círculos, mas nós vemos linhas retas".
Um exemplo muito interessante que ele nos da é sobre um sistema de encher um copo de água.
Inicialmente o que pensamos? Estou enchendo um copo de água, ou seja. é um ponto de vista linear.
Na verdade, ao encher o copo, estamos observando o nível da água subir. Monitoramos a diferença entre o nível atual e a nossa meta, "o nível desejado de água". Quanto a água se aproxima do nível desejado, ajudamos a posição da torneira para reduzir o fluxo de água, até fechá-la quando o copo estiver cheio. (Senge, 2009)

Bibliografia:
Senge, P.M. A Quinta Disciplina. Ed. Best Seller.
 

Desenvolvido pela Equipe

Comentários:
O pensamento sistêmico é ver o sistema como um todo. Parece fácil, mas quando tentamos botar em prática se torna algo complexo. Podemos notar isso no exemplo exposto acima, afinal vocês já pararam para pensar no processo de encher o como de água quando estão no bebedouro? Parece que quanto mais comum é um processo,  mais enxergamos de forma linear, pois são coisas que estamos tão acostumados a fazer que não paramos mais para pensar quais são os processos para executa-lo.
Agora fica para pensar em seus respectivos serviços, se o simples sistema de encher o como de água já envolve diversos processos, imaginem o sistema para de suas empresas o qual complexo se torna obter uma pensamento sistêmico.
Segundo Senge A chave para interpretar a realidade sistematicamente é enxergar círculos de influência, e não de linhas retas. Ao traçar os fluxos de influência, você pode ver os padrões que se repetem contunuamente, melhorando ou piorando as situações.