Apresentação Geral

Estaremos abordando as 5 disciplinas de Peter M. Senge alinhado com o conceito de Ética e Moral de Mario Sérgio Cortella.

Também discutiremos e apresentaremos os conjuntos literais e explicativos sobre os autores Mario S. Cortella e Peter M. Senge. Assim Abordaremos caracteristicas baseadas em discuções como: Ética, Liderança, Valores e o Plano de Gestão.

Diante destes conceitos, apresentaremos as visões da graduada Hana C. Witt, a respeito de uma pesquisa efetuada junto a empresa Marcopolo, onde foram realizados testes com os seus colaboradores. Nesta pesquisa ela obteve resultados com base no comportamento e conduta dos profissionais. Assim pode ser demonstrando a eficácia dos métodos por Senge e Cortella.

Este alinhamento se torna imprescindível tendo em vista que não há como trabalhamos as 5 disciplinas de Senge sem sabermos no mínimo o que é Ética e Moral.

No final de nossa Página visualizem a Biografia de ambos os Autores.

Obs: Para fácil visualização separamos as 5 disciplinas na barra de navegação acima.

Visão Compartilhada

A visão compartilhada é essencial para a organização que aprende, pois fornece o foco e a energia para a aprendizagem. Embora a aprendizagem adaptativa seja possível sem uma visão, a aprendizagem generativa só ocorre quando as pessoas estão lutando para alcançar um objetivo de profunda importância para elas. Na verdade, a ideia da aprendizagem generativa - "expandir sua habilidade para criar" - será aparentemente abstrata e sem significado até as pessoas se sentirem estusiasmadas em relação a uma visão que realmente desejam realizar.(Senge, 2009)
Não existe organizações que aprende sem uma visão compartilhada. Sem um impulso em direção a uma meta que as pessoas realmente desejam realizar, as forças que apoiam o status quo  podem ser avassaladoras. A visão estabelece uma meta abrangente. A superioridade da meta estimula novas formas de pensar e agir. Uma visão compartilhada também provê um leme para manter o processo de aprendizagem em curso quando o estresse de desenvolve..... Com uma visão compartilhada, estamos mais propensos a expor nossas ideias, desistir de posições extremamente arraigadas e reconhecer dificuldades pessoais e organizacionais. (Senge, 2009)

Segundo Senge "Muitas vezes a visão compartilhada gira em torno do carisma de um líder ou de uma crise que estimula temporariamente a todos"
Ao dominar essa disciplina, os líderes aprendem como é contraporducente tentar ditar uma visão, por melhor que sejam as suas intenções. (Senge, 2009)

Bibliografia:
Senge, P.M. A Quinta Disciplina. Ed. Best Seller.


Comentários:
Nessa disciplina podemos observar a importancia da Missão, Visão e Valores de uma organização e a necessidade da equipe de recrutamento e seleção contratar pessoas que estejam alinhadas com os objetivos da empresa. Pois se o indivíduo perceber que seus objetivos estão alinhados com os objetivos da empresa ela dará tudo de si e aprenderá o que for necessário, não por ser obrigada e sim porque ela acredita que com isso irá atingir seus objetivos. Para que isso ocorra as Organizações devem criar cenários que estimulem a troca de conhecimento para que todas trabalhem com uma visão corpartilhada do negócio.
Fazer com que o indivíduos acreditem nessa visão, é um grande desafio não só da aprendizagem organizacional quanto da Gestão do Conhecimento, pois ambas manipulam algo intangível (conhecimento), ou seja, vemos os resultados mas não vemos o produto em si.
Por isso que toda estratégia para se trabalhar com a aprendizagem organizacional deve partir da cúpula, pois além dos desafios expostos acima elas geram resultados a longo prazo.
Devemos lembrar que  transformar a visão individual em visão compartilhada não é um livro de receitas no qual se aplica a todas as empresas, afinal como já foi mencionado na página sobre os Modelos Mentais, as pessoas são diferentes e reagem de formas diferentes. Sendo assim, um lider carismático se torna essencial para trabalhar a visão compartilhada dentre as equipes. Este lider além de carismático deve criar cenários de aprendizagem no ambiente organizacional para que os funcionários dividam suas aprendizagens, lembrando que a visão compartilhada surge a partir da visão pessoal.

Visitem o site abaixo para visualizar um exemplo de visão compartilhada demonstrada no filme SPARTACUS.